quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Malafaia, Macedo e outros tantos: a religião como uma formadora de opinião em nosso.

  
Desde que os portugueses aqui chegaram e colocaram o nome da Pindorama indígena de Ilha de Vera Cruz, nosso país tem uma relação de 'amizade' com a religião.Isso pode ser
percebido pela Legislação brasileira que dá isenção de impostos sobre doações as igrejas.
Só para se ter uma ideia, existiam até 2004 cerca de 35 milhões de templos evangélicos e cerca de 189 mil denominações desse segmento no Brasil; isso sem contar as igrejas católicas, os centros espíritas e demais religiões.
Além do mais boa parte da programação das TV's brasileiras é dedicada a religião e há mitos canais religiosos, muitos já operando na TV aberta.
Para muitos isso pode parecer normal, porém as religiões tem interferido muito no modo de pensar do povo brasileiro, em um país que se esforça a cada ano para se tornar uma reconhecida democracia no cenário global.
O problema das religiões no Brasil não são o fato de elas existirem, mas que muitas insistem uma fé segregacionista e intolerante. Não é difícil ver vídeos de homossexuais serem exorcizados como aberrações na Igreja Universal. Eles vão a esses cultos porque não aguentam mais uma sociedade tão preconceituosa.
 Além do mais as religiões também atacam-se verbalmente umas as outras mesmo que à surdina, comparando a sua fé a das outras e dogmatizando os seus fiéis a seguirem padrões sociais que fujam das coisas 'do mundo'. Porém o que são as coisas do mundo? Pode se ser integro e moral sem ser religioso? Claro.
Psicologicamente falando as religiões exploram o lado socialmente oprimido da pessoa porque segundo a Psicologia todos nós sentimos vontade de sermos aceitos em sociedade.
A imposição de um padrão singulariza a população em torno de um ideal comum: a promessa de uma vida eterna e de que estamos no mundo para 'combater o bom combate' cristianizando como um dia, há cerca de quinhentos anos, os jesuítas fizeram com os índios.
A base da sociedade de criação valores  é o respeito ao outro. Com toda certeza serei imensamente criticado por causa deste post, porém encerro-lhes dizendo: enquanto a religião não promover o respeito não respeitarei a religião, porque respeito se conquista com respeito,e uma instituição social que congrega vários seres humanos deve respeitar e entender o livre arbítrio do outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário