A Liberdade conduz o povo, obra do pintor francês Eugène Delacroix
'A história de todas as sociedades que existiram até os nossos dias tem sido a história das lutas das classes'. Assim os revolucionários alemães Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels iniciam 'O manifesto comunista', um dos maiores, e se não o maior tratado político de todos os tempos.
Marx e Engels enunciam o pensamento socialista como uma visão ampla da sociedade, não só de sua época, mas de toda a história da humanidade como a luta daqueles que detém os meios de produção, os chamados burgueses, contra aqueles que necessitam vender sua força de trabalho para sobreviver, os chamados proletariados (do latim proles, filho), ou seja, transpondo para a atualidade, dos empresários contra os pais-de-família que necessitam do salário para manter a sua casa e seus filhos estudando e buscando um futuro melhor.
Não é preciso pensar muito para entender que o proletariado, o povo, constitui a maioria, enquanto a burguesia é a minoria que vive no luxo às custas daqueles que empregam.
Hoje pensamos que vivemos em uma democracia ('governo de todos'), porém é só uma ilusão. Por mais que de tempos em tempos saímos de casa e vamos as urnas eleger nossos representantes ainda não podemos chamar isso de democracia.
Te perguntaram se você inocentava ou não a deputada Jaqueline Roriz, que estava envolvida em esquemas de corrupção? Não. A nossa democracia é representativa, e para ficar pior poucas pessoas em nosso país se interessam pela política.
Devemos começar a nos perguntar: 'Aonde está a política na minha vida?'. E ao refletir um pouco você verá que o preço do seu café da manhã e do quilo do feijão, a bagagem cultural do seu filho e o salário da professora dele é pura política.
A arte de driblar os nossos obstáculos e projetar para nós mesmos um futuro esbarra no meio do caminho com a política. Quer ver?
Ao perguntar à alguma pessoa qual o curso universitário que ele pretende cursar ela te responde: 'Engenharia'. E aí você diz à ela: 'Porque você quer ser engenheiro?'. E ela te responde como a coisa mais normal do mundo que é porque o salário é melhor.
Será que se o governo aumentasse o salário dos professores de modo que eles ganhassem mais que engenheiros você iria querer ser engenheiro ainda? Será que os seus sonhos não estão indo por água a baixo porque a sociedade é diferente?
Vou te dar uma boa notícia: Você é a sociedade. E fazendo parte da sociedade você necessita da política porque a política é inerente à sociedade.
Então se te perguntarem se você gosta de política diga que antes de gostar ou não gostar, que ela é necessária para que todos nós prosperemos, para que todos nós tenhamos um futuro.
Parabéns. Acabei de adicionar seu blog na lista dos quais recomendo. Se puder, faça um visita e seja um de seus seguidores. Abraços
ResponderExcluirhttp://blogcidadaniaedemocracia.blogspot.com/
Obrigado Blog Cidadania e Democracia. Um grande abraço.
ResponderExcluir